Ana Paula Xongani

Ana
Paula Xongani

Ana Paula Xongani é bacharel em design e estilista-fundadora da Xongani, um ateliê de moda afro-brasileira. Nas redes, em apresentações e palestras, ela resgata e conecta suas vivências enquanto mulher negra, mãe e empresária da moda e estilo aos temas contemporâneos e urgentes, como a importância do ativismo e do feminismo negro no combate ao machismo, racismo (e ao colorismo). Ela reforça que "a plenitude destas conquistas passam, necessariamente, por ações de empoderamento e autoestima da mulher, especialmente da mulher negra". Seus conteúdos destacam-se pela habilidade de misturar "conversas gostosinhas com papo cabeça", gerando um ambiente de debate acolhedor, um convite à reflexão. A prova disso são os baixíssimos níveis de rejeição em suas redes. Essa postura, aliás, rendeu-lhe colaborações com canais importantes, como JoutJout, Tastemade Brasil, Drauzio Varella, Nataly Neri, Gabi Oliveira e Maira Medeiros. Xongani também é presença constante na mídia tradicional: na televisão, foi convidada de "Super Bonita" e "Saia Justa (GNT), "Criança Esperança" (Globo), Teleton (SBT). Na impressa já foi capa da revista "Você S/A" e protagonista de várias reportagens na "Folha de S.P", "Estadão", "Huffpost Brasil", "Nexo Jornal", “Carta Capital" e várias outras publicações on e offline.

Este ano, Xongani foi uma das vencedoras do "Creators Boost", do YOUPIX, e homenageada pelo Governo do Estado de São Paulo pelo trabalho feito nas redes em prol do combate ao racismo. Em 2016, foi uma das youtubers selecionadas pelo YouTube para representar o Brasil no YouTube Summit for Social Change 2016, e eleita uma das mulheres inspiradoras pelo Think Olga. Em 2015, sua trajetória foi agraciada com o Prêmio EmpregueAfro, distinção que reconhece a contribuição de empreendedores na valorização da diversidade etnicorracial no Brasil. Xongani é integrante-fundadora do Influência Negra (2018), um coletivo que pensa a participação negra no mercado publicitário e nas mídias digitais, instigando e sugerindo parcerias comerciais de forma propositiva e, muitas vezes, co-criando com as marcas com quem trabalha.