David Schurmann

David
Schurmann

Nascido em 1974, sua paixão por cinema teve início quando ganhou sua primeira câmera aos 13 anos e começou a filmar documentários.

David viveu parte de sua vida a bordo de um barco, velejando ao redor do mundo com sua família e conhecendo mais de 54 países, até desembarcar na Nova Zelândia aos 15 anos para estudar cinema e televisão. Iniciou seus estudos na Auckland University Of Technology e graduou-se em Direção e Direção de Fotografia na South Seas Film & Television School. Após sua graduação, aos 19 anos, foi convidado para dirigir o programa “In Focus”, da TV3, na Nova Zelândia, onde recebeu prêmios internacionais e reconhecimento.
Nos anos seguintes, focou sua carreira na produção de documentários para TV e Cinema. David retornou ao Brasil em 1997 para dirigir uma série de 34 episódios para o programa "Fantástico", da Rede Globo, tendo uma média de 40 milhões de espectadores por programa. Em 2007, David dirigiu seu primeiro documentário longa-metragem, “O Mundo em Duas Voltas”, que ganhou prêmios nacionais e 4 prêmios internacionais como melhor filme. O filme foi lançado comercialmente, entrando, na época, para a lista dos 10 documentários com maior bilheteria na história do cinema brasileiro (foi posteriormente transmitido pelo Discovery Channel). Em 2011, dirigiu “Desaparecidos”, um inovador e
controverso projeto de filme transmídia e suspense, que foi exibido em salas de cinema de todo o Brasil e no canal a cabo TNT. Em 2016, lançou o filme “Pequeno Segredo”, inspirado na história de sua irmã adotiva Kat Schurmann. O filme foi lançado mundialmente e acabou sendo selecionado para representar o Brasil no Oscar de 2017. Entre 2015 e 2017, dirigiu a série de 11 episódios “Expedição Oriente” sobre a terceira volta ao mundo da Família Schurmann para National Geographic Channel. Em 2017, dirigiu a web série “Conexão Schurmann” e, em 2018, dirigiu o especial de uma hora “Conexão Schurmann – Patagônia”
para o canal National Geographic Channel. Em 2019, lançará seu novo documentário longa metragem, “Em Busca do U-513”. Além de diretor, David é produtor, CCO (Chief Creative Officer) das empresas da Família Schurmann, palestrante, autor e pai.